Make your own free website on Tripod.com

Biribol Americana

História

Página Principal
Portarias
Jogadores / Comissão Técnica
Site da Prefeitura
Album de Fotos
História
Regras

A origem do esporte.

O biribol é um esporte aquático semelhante ao voleibol.

A modalidade foi instituída em Birigüi interior de São Paulo, na década de 60, pelo professor Dario Miguel de Oliveira. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação. É a mais nova modalidade esportiva do Brasil. É o único esporte coletivo genuinamente brasileiro, nascido e instituído dentro de nossas fronteiras". É praticado dentro de uma piscina com 4m x 8m x 1,30 (profundidade) com rede (a 2,62 metros de altura para o masculino e 2,40 metros para o feminino), bola específica e postes de sustentação. Duas equipes de duas ou quatro pessoas. No Biribol, você usa a maior parte dos músculos do corpo, adquirindo um bom condicionamento físico.

Atualmente existe uma Liga Nacional de Biribol LNB com a participação de equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A LNB organiza etapas da Copa Brasil de Biribol em varias cidades, no final de cada etapa é atribuída a pontuação e no final de todas as etapas é conhecido o campeão brasileiro de Biribol. Além da Copa Brasil de Biribol, o esporte desde 2001 foi incluído nos jogos regionais e nos Jogos Abertos do Interior do estado de São Paulo.

Como Jogar ?

Jogar vôlei já é uma delícia, agora imagina só jogar vôlei e tomar banho de piscina ao mesmo tempo!
Pois o biribol é exatamente isso: uma partida de vôlei dentro da piscina! Esse esporte refrescante nasceu em uma cidade muito quente do Noroeste de São Paulo, chamada Birigüi! O idealizador do biribol foi o professor Dario Miguel de Oliveira, que criou esse esporte na década de 1960. De lá para cá, o biribol se espalhou por um monte de estados e hoje existe até um campeonato brasileiro. Segundo o regulamento da Liga nacional de Biribol a piscina oficial é de "fiberglass" nas medidas de 8,00 x 4,00 x 1,30m, medidas internas, e são fabricadas por empresas autorizadas e ou licenciadas a produzir e comercializar piscinas com a marca "BIRIBOL".

A mesma Liga define as regras do jogo oficial. No momento de efetuar-se o saque, os atletas das equipes devem estar em seus respectivos lados da piscina, formando cada uma delas 2 linhas de 2 atletas. Os dois atletas que se encontram ao longo da rede são os do ataque, os outros dois são da defesa. O rodízio é feito da direita para a esquerda, as posições 1 e 4 da defesa e 2 e 3 do ataque. As partidas serão decididas em 3 ou 2 SETs vencedores. A bola pode ser tocada pelo atleta com qualquer parte do corpo, inclusive os pés e tocando na bola ou sendo por ela tocado, considerar-se-á um toque de bola. E permitido ao atleta fazer apoio nas bordas da piscina, com um dos braços, para efetuar lance de defesa, mesmo sendo o último toque. O apoio mencionado não deverá significar mais impulso para melhorar um ataque (cortada).

Quando a bola tocar nas bordas internas (quina) da piscina ou no cabo de aço/nylon que sustenta a rede será considerada em jogo mesmo que toque mais de uma vez. No BIRIBOL não existe invasão por cima da rede, pois qualquer jogador do ataque pode tocar a bola por cima da rede e do lado contrário, desde que o faça sem tocar na rede. Até mesmo antes do ataque adversário esse toque é permitido. Um SET é ganho pela equipe que obtém no mínimo 12 pontos, com vantagem de 02 (dois) pontos sobre o adversário, e até no máximo de 15 (quinze) pontos, mesmo que haja empate em 14 (quatorze) pontos. A exceção fica para o SET decisivo (negra), quando se observado o mínimo de 1 2 (doze) pontos, com vantagem de 02 (dois) pontos sobre o adversário, e não haverá limite.

Curiosidades

Biribol e capoeira são dois esportes genuinamente brasileiros. A capoeira foi criada pelos escravos em nosso país, como instrumento de ataque e defesa no Brasil Colonial. Hoje a capoeira leva nossa cultura para o exterior, com suas musicas e o gingado de nosso povo. Muitos estrangeiros vêm ao Brasil para treinar em nosso país e aprendem nossa lingua para entender as histórias das musicas e os nomes dos golpes. O Biribol já é reconhecido em todo o território nacional, sobretudo, no Estado de São Paulo como prática esportiva competitiva. Mas ainda não se tem notícias de que possa estar sendo praticada fora das fronteiras do Brasil.

Ultima atualização feita em 27 de agosto de 2008